Cesar Sampaio jogando pelo Santos
César Sampaio é um dos poucos atletas a ter atuado pelo quatro grandes clubes de São Paulo: Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras. O volante foi ídolo no time alviverde, mas foi no alvinegro praiano onde ele surgiu. César foi revelado na Vila em 1986, com 18 anos de idade.
Com o tempo, César ganhou o posto de titular da equipe. No entanto, o Peixe não atravessa um bom momento na época, o que impediu o jovem volante de brigar por títulos pela equipe. No entanto, Sampaio continuava a se destacar como um dos jogadores mais promissores do país no fim da década de 80.
Já no início da década de 90, César era um dos grandes volantes do futebol brasileiro. Em 1990 principalmente, o atleta teve uma temporada fantástica, que inclusive rendeu convocações para a Seleção Brasileira no período pós-Copa do Mundo.
As ótimas atuações renderam ao jogador o prêmio Bola de Prata e Bola de Ouro como melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 1990. Por conta do momento financeiro ruim na época, o Peixe acabou não conseguindo segurar César.
Em 1991, depois de 298 jogos e 9 gols pelo alvinegro praiano, César Sampaio se transferiu para o rival Palmeiras. Lá, virou um grande ídolo. Depois, chegou a jogar no futebol japonês e foi convocado para a Copa do Mundo de 1998.
Já no final de sua carreira, o volante ainda atuou por Corinthians e São Paulo; neste último, encerrou sua carreira, no ano de 2004. Hoje, César Sampaio é um dos auxiliares do técnico Tite na Seleção Brasileira.